Educação e diversidade
Educação e diversidade
Introdução
Este trabalho tem como reflexão os aspectos culturais e diferentes identidades. A luta pelo desafio ao preconceito deve ser de todos os povos, raças e culturas para encontrar a nossa identidade. E necessário que as escolas caminhem para seu reconhecimento na organização multicultural educando as novas gerações na vivência, no respeito e na valorização das culturas, outra coisa muito importante é promover o estudo do negro na sociedade e reconhecer que a formação do povo brasileiro acontece com a grande participação do povo negro.
Gênero e desempenho escolar, identidades culturais e escolas
A respeito dessa questão podemos dizer que devemos ter respeito um para com outro dentro da sociedade.
A organização dos direitos humanos tem a discutir os grupos menos, entre eles estão os negros, homossexuais e pessoas de baixa renda. As mulheres por vários anos lutaram por direitos iguais, ainda assim não conseguiu talvez essa exclusão se da pela ausência da educação, quando mais adquirimos educação, mais conhecimento teremos.
Se compreendermos diferentes culturas, logo teremos um conceito melhor sobre o próximo. Assim disse Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. Essa reflexão diz que se começamos a educar essas crianças, logo evitaremos o preconceito com o próximo.
Na percepção individual ou coletiva da identidade, a cultura exerce um papel principal, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano. A influencia do meio constantemente modifica um ser já que no mundo é repleto de inovações e características temporárias, os chamados modismos. No passado as identidades eram mais conservadas devido à falta de contado entre culturas diferentes: porem