Educação e diversidade
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DESAFIO PROFISSIONAL
Educação e Diversidade
Tutora Presencial – Profª. Fernanda A. M. Qader
EQUIPE
PROMISSÃO
2014
Introdução
O multiculturalismo como corpo teórico e campo político tem sido trazido à tona e com intensidade nos debates atuais. Referindo-se a necessidade de compreender a sociedade como constituída de identidades plurais e com base na diversidade de raça, gênero, classe social, padrões culturais e linguísticos.
A escola é responsável pela formação de sujeitos integrais onde não só aprende teorias e conteúdo, mas também a formação moral, pensamentos e agir do ser humano., transformando-os em cidadãos conscientes e preparados para respeitar as identidades e que a igualdade aconteça no sentindo de garantir a justiça das relações..
O multiculturalismo emerge das lutas dos grupos sociais discriminados e excluídos, dos movimentos sociais, especialmente os referidos as questões étnicas, marcado por uma história dolorosa e trágica principalmente para os indígenas e afro descendentes. (MOREIRA; CANDAU, 2011).
Portanto, o objetivo deste desafio é conhecer o conceito multicultural e a forma que os educadores devem abordar junto a educação infantil para formar cidadãos críticos, étnicos, conscientes e humanizados.
Passo 1
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados aos respeitos às diversidades e ao multiculturalismo
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
§ 2º A educação escolar