ADM CORREA
Antes do marketing moderno, os empresários e os empreendedores usavam várias maneiras para discernir o que seus compradores necessitavam. A maioria por dirigirem as pequenas empresas e com o contato direto com seus clientes facilitava saber as necessidades dos seus clientes, até o ponto de projetar ou oferecer um produto personalizado. Com a globalização, a organização passou a necessitar cada vez mais de ferramentas que fornecem informações concretas para uma tomada de decisão otimizando sua produção com uma melhor rentabilidade no lançamento de um produto no mercado, adquirindo melhores condições de sobrevivência no mercado.
É muito comum as empresas tomarem decisões baseadas em relatórios ou arquivos antigos, em demandas emergentes ou em estimativa de resultados financeiros. Essas decisões normalmente não são exatas pelo mercado está sempre em mudança, pela alta exigência dos seus clientes e por não terem como alicerce uma análise estruturada da organização ou mesmo por não haver metas bem definidas.
As empresas necessitam dessas ferramentas para orientar e melhorar suas ações e objetivos estratégicos, tendo como pano de fundo o conhecimento do cenário atual e do cenário esperado, tanto externo quanto interno, dos seus pontos fortes e fracos, diante dos fatores críticos de sucesso nos negócios, clientes e concorrentes, assim como identificar as ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo.
Segundo Mattar (2007), a pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e programa o processo de coleta de