Educação e diversidade cultural
A diversidade cultural trata-se das diferenças das culturas que fazem parte de um processo social, esse é um tema atual e relevante a partir do momento que a “escola” desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela.
Nesse contexto a escola precisa organizar seu currículo e também professores, por isso a instituição de ensino deve propor a apropriação política do conhecimento científico da cultura em geral, não perdendo de vista o aspecto fundamental, não apenas informações técnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas construção de saberes.
Nesse sentido a escola precisa estimular as diferenças e dar significados para cada realidade, e sua identidade cultural. A escola esta trabalhando e caminhando na busca do trabalho que inclua a diversidade cultural.
2 DESENVOLVIMENTO
O tema diversidade cultural é relevante no atual contexto da educação, seu foco esta na valorização de cada identidade ou seja o respeito às diferenças.
A escola nesse âmbito tem que se preparar para receber essa clientela, heterogênea valorizando cada um e sua essência que é a sua cultura e costumes. A instituição de ensino não pode isentar-se do compromisso com os mais necessitados e fragilizados por um sistema preconceituoso e exclusivista. Educar, requer postura ética que valorize essas culturas que vem sendo esquecidas ou desmerecidas na sociedade e nos espaços escolares, afinal a educação é o local onde devem e estão agregados os espaços socioculturais em que diferentes pessoas se encontram.
A escola tem que se preparar, ou seja, ressignificar os conteúdos curriculares para suprir as necessidades dessa demanda que anseia pelo seu conhecimento social, também oferecer aos professores formação continuada, mobilizar a todos sobre ações educativas, motivando para que não haja desânimo na construção do projeto que visa a educação para todos transformando a sociedade na qual estamos inseridos.
Nesse objetivo a escola terá que inovar sua