Povo brasileiro
Professora: Maria Júlia
Aluno: Douglas Sacchetto
1° Período De Direito – Noite
Maio De 2013 PUC Minas Betim
Trabalho Avaliativo De Antropologia
1. Expliquem porque Darcy Ribeiro considerava que não existia “Democracia Racial” no Brasil. Vocês concordam com o autor? Justifiquem a resposta.
“O espantoso é que os brasileiros, orgulhosos de sua tão proclamada, como falsa, "democracia racial", raramente percebem os profundos abismos que aqui separam os estratos sociais.”.
(Livro - O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro Pag.: 24)
No Brasil a ideia de “democracia racial”, e passada por uma ausência de preconceito e discriminação e pelas harmonias raciais. Na verdade, essa ideologia recobria o conhecimento que se tem de “embranquecimento”, um projeto nacional de hegemonia da raça branca a ser implantado no Brasil por meio da miscigenação de imigração europeia.
"Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras. Essa situação não chega a configurar uma democracia racial, como quis Gilberto Freyre e muita gente mais, tamanha é a carga de opressão, preconceito e discriminação antinegro que ela encerra." (CLASSE E RAÇA; Livro - O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro Pag.: 225).
Como dizia o antropólogo Darcy Ribeiro, o Brasil tem tudo para criar uma nova civilização, “mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas”. O primeiro passo é reconhecer o problema e trabalhar para melhorar esta situação que vemos no brasil. Nas últimas décadas, o país começou a estender a cidadania à população "não branca", que é ampla maioria no país, principalmente por meio da educação. Como e observado por Darcy Ribeiro, aqui, a luta mais árdua dos brasileiros "não brancos" é a pela conquista de um lugar e de um papel de participante legítimo na sociedade nacional. Até então, ele será chamado de “negrinho arrogante” ou "índio metido a besta" caso não cumpra seu papel de acordo com