educaçao e diversidade cultural
Projeto Politico-Pedagógico é um documento que diz respeito às ações e procedimentos educativo a ser desenvolvido na escola, assim como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar.
No entanto existem duas características fundamentais do projeto político-pedagógico, o que já está instituído, ou seja, (legislação, currículos, métodos, conteúdos, clima organizacional, entre outros; e, ao mesmo tempo, leva a instituir, estabelecer e criar objetivos, procedimentos, instrumentos, estruturas, hábitos e valores, não deixando de lado a própria cultura escolar.
É chamado de: Político - por que diz respeito à arte e à ciência de governar – Ele prevê e dá uma direção à gestão da escola. Pedagógico - por que diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente. Projeto Político-Pedagógico.
É um processo democrático de decisões; Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; Contém opções explícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma realidade específica; É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorporando ambos numa interação possível.
.
2 DESENVOLVIMENTO È de muita importância saber que o Projeto Politico pedagógico (P.P.P.) tem se apresentado como objeto de estudos tanto para professores, quanto para pesquisadores, decorrente a instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal. Na busca de um avanço na qualidade do ensino e principalmente na aprendizagem de alunos. O projeto é também voltado para construir e assegurar a gestão democrática, ele se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos