Introdução à Filosofia
O mundo grego abrangia, com suas polis, toda a região do mediterrâneo. Eram cerca de 1200 a 1500 cidades autônomas, mas tinham consciência de nação grega unidos.
O que deu origem aos gregos foi a mistura do povo que já habitava o território aonde viria a ser a Grécia, os cretenses, civilização essa de grande desenvolvimento cultural e comercial, também como os povos que surgiram após nesse território como os Dórios, Jônios, Eólios e Aqueus. A cultura grega criada foi chamada de helênica onde se teve a criação da moeda, da escrita, das artes, das ciências, da política... e quando foi misturada com outras culturas (ocidentais) depois que Alexandre e Filipe, macedônicos, derrotam os gregos na batalha de Querônia, chama-se helenística trazendo forte influencia grega para a cultura ocidental que perdura até os dias de hoje.
Nas polis havia as ágoras, praças públicas onde se reuniam diversos homens de vários setores da sociedade pra discutirem sobre inúmeros assuntos para melhor compreensão de mundo em que viviam. A razão especulativa foi estimulada, os mitos passados a serem questionados, mas estes continuaram a existir, mas o homem ia se desprendendo deles tentando compreendê-los e buscando as verdades por meio do pensamento próprio.
Os pré-socráticos buscavam determinar a arké da totalidade da existência, do cosmoi (mundo) e da physis (natureza). Conclui-se então que a Filosofia surgiu da necessidade de compreender a existência humana e buscar uma finalidade pra