analista
Nas empresas industriais, uma sólida função de manufatura é a base do sucesso, salienta Slack (1993), por isto as empresas devem ter uma visão estratégica das suas operações de manufatura. O olhar estratégico sobre o lado operacional dos negócios demonstra que a organização administra a sua operação de manufatura com foco em vantagem competitiva sustentável. O sucesso competitivo da empresa como um todo é uma resultante direta do desempenho superior de suas operações de manufatura em relação aos seus concorrentes.
Devido à elevada importância do processo de escalonamento na atividade produtiva de qualquer organização, a abordagem industrial ao escalonamento tende a ser simplista, resultando por isso freqüentemente em soluções de qualidade modesta (Pinedo, 2002). Tais soluções são baseadas em implementações de mecanismos simples embasados em regras de prioridade de execução dos trabalhos, como é exemplo da prioridade baseada na urgência dos trabalhos em relação às suas datas de entrega acordadas ou em mecanismos heurísticos simples.
Entretanto, a indústria busca o aperfeiçoamento continuo do escalonamento de seus processos de produção e, neste contexto, a utilização de técnicas computacionais se faz prioritária por estar em constante evolução, apresentando novas técnicas e métodos que podem colaborar para a melhora de tais processos.
Os métodos de escalonamento são úteis na medida em que podem ser usados para