Analistas
Logo, o analista deve esperar e deixar que a analise ocorra normalmente, sem pressa, pois esta pressa pode prejudicar o paciente e interferir em sua colaboração, pois é quando o paciente consegue colaborar, que ocorrem maiores mudanças na sua vida, mudança essas que não se estende para fora do set analítico, por isso cabe ao analista saber direcionar o paciente para obter melhores resultados.
Esses dois pontos nos levam a crer que a elaboração pelo individuo é o que diferencia a analise das demais psicoterapias.
Por atender vários clientes diariamente lembrar produtos, patologias ou não confundi-los com outros pacientes requer uma boa memória e atenção flutuante por parte do analista. No processo de analise, o analista pedirá par que o individuo obedeça a regra da psicanálise, que é a de associação livre, e por isso cabe ao analista manter seus atenção flutuante. Observar tudo que o paciente diz, e não permanecer em penas um ponto especifico, para não negligenciar outros pontos, lembrando que muitos pontos que o individuo diz só terá significado futuro.
Por isso não é importante obedecer a regra da analise, colocando todas as demandas inconscientes para fora. Cabe ao analista escutar tudo o que lhe é dito com atenção para não prejudicar a analise.
É interessante observar que o analista precisa submeter-se também a analise antes de começar analisar o outro, para que este não se depare com pacientes de conteúdos nas áreas em que este não está resolvido e conseqüentemente não estará apto para lidar com aquela demanda que poderá interferir na compreensão do que o analisado estará trazendo. Por isso é necessário ao