Analista
Descrição do Cargo de Analista de Informática
Administrar a rede interna da empresa, prestando suporte ao usuário de microinformática, verificando funcionamento dos hardwares e softwares, e realizando o Backup (cópia de segurança) dos Sistemas. Elaborar manuais de Informática para subsidiar os usuário, nos trabalhos, os quais, são utilizados sistemas informatizados.
Formação necessária para ser Analista de Informática
São quatro os cursos universitários da área de informática reconhecidos pelo Ministério da Educação: sistemas de informação, ciência da computação, engenharia da computação, e licenciatura em computação (curso que torna o profissional apto a dar aulas em colégios e universidades).
Formação Básica
Recomenda-se formação em engenharia, ciências da computação ou sistemas de informação, preferencialmente. A constante atualização é um requisito básico.
Formação Adicional
Para quem deseja se especializar na área, algumas opções de pós-graduação podem ser encontradas, como:
Pós graduação em Ciência da Computação – USP – São Paulo – SP / Unicamp – Campinas – SP / UFMG – Belo Horizonte – MG / UFMS – Campo Grande - MS
Informática Aplicada – PUC – PR
Sistemas e Computação – IME – RJ
Informática - PUC – RJ
Engenharia de Sistemas e Computação - UFRJ - RJ
Mercado de Trabalho para Analista de Informática
Mercado de trabalho em expansão, cadastra seu currículo hoje e veja vagas em informática na Catho Online!
Aspectos Favoráveis
A informática se divide em 3 áreas: Análise de Sistemas (trabalha com o sistema de informações de uma rede de computadores), Engenharia da computação (cria os computadores e seus acessórios) e Ciência da Computação (desenvolve softwares).
Com a informatização crescente, são muitas as possibilidades de mercado para o profissional desta área.
Sua função é estratégica no mundo globalizado, visando descobrir como aplicar as novas tecnologias da informação aos processos de negócios, criar novos