Retifica
FEAU
Engenharia de Produção- 5º Semestre
Retifica Plana e cilíndrica
Grupo 8
Retifica Plana e Cilíndrica
Fluidos de corte são aqueles líquidos e/ou gases aplicados na ferramenta e no material que está sendo usinado, a fim de facilitar a operação de corte. Frequentemente são chamados de lubrificantes ou refrigerantes em virtude das suas principais funções na usinagem, que são: reduzir o atrito entre a ferramenta e a superfície em corte e diminuir a temperatura na região de corte. Além disso, o fluido ainda pode auxiliar no arrastamento do cavaco.
O uso correto dos fluidos de corte nos processos de usinagem pode trazer muitos benefícios, observados na qualidade e na produtividade. Por outro lado, se não forem manipulados e tratados corretamente, eles podem ser nocivos a saúde e ao meio ambiente.
Assim, a escolha do fluido de corte influi diretamente na qualidade do acabamento superficial das peças, na produtividade, nos custos operacionais e também na saúde dos operadores e no meio-ambiente.
Primeiramente, tendo em vista o processo de retificação, foi feita uma apresentação da máquina, em primeiro momento, a Retífica Plana, a qual basicamente é composta de base, mesa, cabeçote, barramento e da ferramenta, a qual é denominada Rebolo. Esse tem como característica ser policortante, devido a sua composição ser basicamente de grãos e pasta de liga. Um grão nada mais é do que cristais amontoados e pontiagudos, com os quais se conseguem obter uma grande área de contato e um bom acabamento superficial na peça, com baixa rugosidade, medidas precisas e desvios de forma e posição adequados.
REBOLOS
Desenvolvido para afiação e retificação dos mais diversos tipos de materiais. Os rebolos tipo reto (1A) são normalmente utilizados em retificadoras universais planas e cilíndricas e também para afiação manual. Já os rebolos tipo copo reto (6A) e copo cônico (11A) são normalmente utilizados para