Educação e cultura
Com Intenção de aprimorar disciplinas psicológicas na formação de docentes, foram realizados entrevistas com professores do curso do PIE.
Objetivo da pesquisa foi aprimorar o conhecimento da pratica pedagógica e ter a noção que os alunos não sejam tratados como verdadeiras estatuas e que trazem junto de si, suas próprias histórias e culturas.
Colocar o aluno ativo nós processos da educação, preparar os trabalhos em sala de aula diante das situações encontradas dia a dia. E que o trabalho em conjunto é um grande aliado dentro da escola, não somente do aluno como do professor também.
- Foram entrevistados 13 professores que estavam no curso do PIE.
- Os procedimentos da pesquisa foi a entrevista feita com os professores matriculados no curso do PiE.
Possibilitou perceber fundamentalmente a interpretação dos cursistas em seu processo de aprendizagem, e a contribuição da psicologia para o desenvolvimento e organização. Foram três categorias: do exercício reflexível, papel ativo do aprendiz, e o papel do outro.
Exercício reflexível - As entrevistadas consideraram a experiência pratica fundamental mas insuficiente. E que não adianta ter experiência, sem ter o conhecimento da teoria e que o exercício reflexível vivido nas várias áreas, representou oportunidade para olhar a realidade ter contato com outras fontes, como criar individualmente ou coletivamente.
Papel ativo do aprendiz - No PIE a proposta foi todos discutir sobre os temas, eles pesquisaram, estudavam as ideias planejavam e agiam sempre em conjunto, proporcionar a produção da escrita, a leitura pesquisa troca de experiência. Reconhecer também em como colocar minhas ideias mas considerando o aluno, refletir de como o aluno está absorvendo o que se está passando a ele, saber reconhecer que