Educação e classes sociais
A sociedade em que vivemos é composta por uma variedade de classes sociais. A definição dessas classes é muita complexa, mas o que temos conhecimento é que sua característica principal é o capitalismo, onde prevalece a classe dominante e a classe dominada.
Dentro desse contexto de classes a sociedade encontra-se baseada em um formato de desigualdade e exploração.
No decorrer a história a educação sempre manteve seus privilégios em relação a classe dominante, havia desigualdade citando alguns exemplos como a educação dos patrícios não era a mesma dos plebeus, a dos brâmanes não era a dos sudras, e assim por diante. Ainda hoje infelizmente isso acontece, a educação difere entre as classes sociais devido ao regime capitalista que domina nosso país. .
O capitalismo que traz a desigualdade e exploração tem seu reflexo no sistema educacional, onde se tem uma educação destinada a uma minoria privilegiada (classe dominante), totalmente diferente da educação destinada a maioria excluída (Classe dominada).
As diferenças sociais na educação parte do momento em que a criança sai do seu âmbito familiar para a escola, a realidade que ela vai encontrar é o reflexo de seus pais. As crianças cujos pais tem maior poder aquisitivo irão estudar em escolas particulares, já as crianças filhos de pais com menor poder aquisitivo certamente irão estudar em escola pública.
O que diferencia a educação não é o fato de se estar em uma escola pública ou particular, mas sim o fato da qualidade de ensino de uma para outra, e fica sempre a pergunta: Por que é assim?
A responsabilidade de um ensino de igualitária qualidade para todos é de responsabilidade de nossos governantes, e da sociedade como um todo.
Dos governantes porque todos nós sabemos que tem de partir deles o investimento em nossas escolas públicas, a valorização do professor, a valorização do aluno.
Da sociedade que tem um papel relevante em relação a educação passando a seus filhos os