Educação e cidadania
1. Paralelismo entre democracia e educação
Ambas dependem essencialmente de uma ideia do homem que serve de fundamento, isto é, enquanto a educação oferece valores, modelos e experiência, a democracia permite a assunção de uma quota de poder e responsabilidade. Não existe democracia sem que haja educação e fundamentalmente a educação moral e cívica.
A democracia assenta numa ideia de sociedade sempre em construção, isto é, numa ideia de continuo desenvolvimento da personalidade individual e aperfeiçoamento da humanidade. Considera-se assim que só num contexto democrático estão criadas as condições necessárias à existência de uma educação plena dos seres humanos, potenciadora de uma atitude consciente e racional essenciais para uma sociedade em aperfeiçoamento constante. Em suma, no texto de Branco, M. L. (2003) estabelece-se a ideia de uma relação de interdependência entre democracia e educação pois a primeira promove e potencia a segunda alimentando-se desta consciente de que só através dessa dependência existe um aperfeiçoamento da sociedade.
2. Definição de Democracia
No texto em apreço considera-se a Democracia enquanto sistema de governo cujas instituições democráticas são o garante das liberdades e obrigações dos cidadãos. E um sistema em constante aperfeiçoamento decorrente da assunção de uma verdadeira cultura cívica, por parte dos cidadãos, que vá para além dos simples procedimentos de participação formal.
A democracia não é um facto consumado mas sim um sistema em construção na medida em que resulta de uma experiência cooperativa, tornada possível pelo convívio racional dos seus cidadãos, tendo como objetivo o desenvolvimento da personalidade individual e o aperfeiçoamento da humanidade.
3. Relação entre Educação para a Cidadania Democrática e Educação Moral
A