Educação a Distância - Ferramentas de interação e Comunicação da Medição
1 INTRODUÇÃO
"O uso inovador da tecnologia aplicado à educação, e mais especificamente à educação a distância deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento". (BRASIL, 2007, p.9)
Este estudo é fruto da elaboração de um Seminário a ser realizado por alunos do Curso de Especialização Mediação Pedagógica em EAD, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio. O tema desse grupo aborda as ferramentas de interação e comunicação da mediação em EAD.
Neste trabalho colocaremos as experiências do próprio grupo com as ferramentas já conhecidas e a aplicação destas no desenvolvimento deste trabalho. Optamos, assim, por não só descrever, mas colocá-las em prática nesta disciplina com objetivo de evidenciar os pontos positivos e negativos encontrados na literatura sobre tais ferramentas.
Desse modo, temos como objetivo geral a reflexão sobre as possibilidades da utilização de algumas ferramentas de interação na mediação em EAD e, para tanto, conceituamos palavras, tais como: ferramenta, interação e comunicação, a partir de autores que trabalham em EAD; descrevem ferramentas de interação síncronas (chat, telefone, msn, audioconferência e videoconferência) e assíncronas (carta, malote, e-mail, sala de tutoria, fórum, wiki, teleconferência e blog) e sua utilização na mediação pedagógica; e nas considerações finais relatamos a construção do Memorial e da apresentação do Seminário, onde utilizamos algumas ferramentas, como a wiki, o blog e o chat.
2 DEFININDO PALAVRAS: FERRAMENTA, INTERAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO
2.1 Ferramenta
Ao definirmos a palavra ferramenta encontramos vários significados que nos dão uma idéia mais geral. Michaelis (1998, p. 951) refere-se