Educação pública
“Universalização da qualidade na educação, introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação, capacitação dos professores, valorização do magistério, igualdade de direitos no acesso ao ensino de qualidade nas escolas públicas.” Discurso esse que faz parte de todas as pautas quando se fala em educação atualmente, todos sabem o que é necessário para que essas palavras se tornem realidade mas será que na prática realmente está sendo feito tudo o que é necessário para realizar essa nova realidade?
A tecnologia na educação diante das inovações que invadiram a vida cotidiana, mostra-se lenta e não acompanha o ritmo das transformações da sociedade.
Ainda existe resistência ao uso da tecnologia dentro das escolas, temos que pensar que a mesma veio para completar o ensino e acelerar o aprendizado e não substituí-lo. A técnica é a aplicação prática do saber. E a tecnologia é quando a técnica é pensada, explicada, esquematizada atingindo o universo teórico. E a escola é o ambiente onde pode se tornar realidade essa evolução, pois é onde os meios e o aprendizado se unem. Tecnologia não é apenas aparelhos, é cultura que tem implicações éticas, políticas, econômicas e educacionais. Como será utilizada essa tecnologia é que resultarão em melhoras no ensino. E através do conhecimento, da sabedoria de quem organiza esses elementos é que se pode transformar essa informação em conhecimento, valores e ação. É recente o interesse em equipar as unidades de ensino com essa nova tecnologia. Em nossa unidade de ensino aplicaram cursos desde o ano de 2001, mas somente a partir de 2006 é que começamos a receber os computadores para a sala de Informática destinada aos alunos, a aquisição de Laptops doados pelo MEC se restringe a dois aparelhos e os mesmos são usados pela direção, para serviços administrativos e não pelo grupo pedagógico. Quanto aos projetores temos dois destinados pelo PROINFO, mas são mantidos guardados