RELATORIO BROMATO
Relatório de Bromatologia
Aracaju/SE 2013
Augusto César de Oliveira Rosário Erika Ferreira Santos Maria Elaine dos Santos
Relatório de Bromatologia
Aracaju/SE 2013
INTRODUÇÃO
Uma das medidas mais importantes e utilizadas na análise de alimentos é a determinação por umidade. A umidade de um alimento está ligada com sua qualidade; estabilidade e composição, podendo afetar a estocagem, embalagem e o processamento do alimento.
Apesar de a literatura estar repleta de métodos de determinação de umidade, não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Métodos exatos, precisos, rápidos e simples de determinação de umidade, aplicáveis a todo tipo de alimentos, continuam a ser pesquisados (CECCHI,2010).
A água pode estar ligada ao alimento em três formas diferentes, água absorvida, vai ser encontrada na superfície de macromoléculas; água ligada, vai está ligada quimicamente com outras substâncias do próprio alimento e não é eliminada na maioria das formas para determinar a umidade do alimento; água livre, presente entre os poros do material e nos espaços intergranulares, vai ter a ação de manter suas propriedades físicas, vai agir como dispersante para substâncias coloidais e solvente para compostos cristalinos.
OBJETIVO: Analisar a taxa de umidade dos alimentos.
METODOLOGIA
Materiais
Balança digital
Vidro de relógio
Faca
Estufa
Métodos
Foi esterilizado o vidro de relógio, retirado da estufa depois de esfriar com o dessecador foi tarada na balança digital um de cada vez a serem usados para cada alimento, foi cortados e retirado as casas dos quais foram necessários a maça ,carne, kiwi, tangerina ,pão, depis cortados em pedaços mínimo