Educação Pública
Título da pesquisa
A inserção dos jovens no mercado de trabalho: uma análise das políticas públicas.
Objetivo
O objetivo desta pesquisa é a análise das políticas públicas nacionais voltadas para a inserção do jovem no mercado de trabalho. Portanto, realizaremos um estudo de caso sobre um programa desenvolvido pelo governo federal – o Projovem – como um modelo de projeto social que visa a qualificação e a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Justificativa
Com base na demanda e procura do mercado de trabalho cada dia mais competitivo o poder público vem criando programas para a integração e habilitação dos jovens para o exercício de um ofício. A procura por cursos profissionalizantes vem crescendo, principalmente nas áreas carentes como o município de São Gonçalo. Neste sentido considerando de extrema relevância o aprofundamento deste tema, a partir do estudo e análise de um Programa Social como o Pro jovem, objetivando a ampliação do campo em que se inserem estas ações do Estado, voltadas para os jovens das classes trabalhadoras, alvo principal deste tipo de política pública.
Metodologia
Para realização desta pesquisa, partiremos de um levantamento bibliográfico e documental referente ao tema, objetivando a estruturação teórica da pesquisa.
Numa segunda etapa partiremos para o trabalho de campo, com a realização de um estudo de caso, em uma instituição escolar, parceira do governo federal, no processo de aplicação das ações desenvolvidas pelo Projovem no município de São Gonçalo.
Cronograma
Janeiro/2010 – Leitura exploratória sobre o tema, elaboração do projeto de pesquisa e levantamento bibliográfico. Fevereiro/2010 – Levantamento bibliográfico, análise da literatura referente ao tema e mat. Documental. Março/2010 - Análise da literatura referente ao tema, mat. Documental e análise da documentação referente ao tema.
Abril/2010 – Análise da documentação referente ao tema.
Maio/2010 – Trabalho de campo,