Sistema monolítico de computador
O núcleo monolítico é uma arquitetura de núcleo onde todo o núcleo é executado no espaço de núcleo no modo de supervisão. Em comum com outras arquiteturas (micronúcleo, núcleo híbrido), o núcleo define uma camada de alto nível de abstração sobre o hardware do computador, com um conjunto de primitivas ou chamadas de sistema para implementar os serviços do sistema operacional como gerenciamento de processos, concorrência e gestão de memória em um ou mais módulos.
Mesmo que cada módulo de manutenção dessas operações seja separada de uma forma geral, é muito difícil fazer o código de integração entre todos estes módulos, e, uma vez que todos os módulos executam num mesmo espaço de endereçamento, um erro em um módulo pode derrubar todo o sistema.
Alguns exemplos de sistemas que utilizam este tipo de núcleo:
BSD
Linux
MS-DOS e derivados, incluindo Windows 95, Windows 98 e Windows ME
Solaris
Sistemas Operacionais
Definição: É um software que atua como intermediário entre o usuário e o hardware do computador e, serve também como intermediário entre os softwares aplicativos e o hardware Objetivo: Tornar o uso do sistema de computação conveniente. Uma meta secundária é usar o hardware do computador de forma eficiente.
Sistemas monolíticos
Sistema Operacional Monolítico é um termo oriundo dos estudos referentes a sistemas operacionais, que designa o modelo em que o sistema operacional é codificado por via de uma coleção de procedimentos, onde é permitido a qualquer um dele sem qualquer parte do programa "chamar" outro procedimento.
A organização mais simples de um sistema como um conjunto de procedimentos que podem interagir livremente umas com as outras.
Pode ser comparada com uma aplicação que contém vários procedimentos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável.
Vantagem: – Grande desempenho
Desvantagem: – O sistema pode parar por causa de um erro.
- As interfaces e níveis de