educação profissional
Suas consequências foram não só a devastação da naturezado sistema ecológico que é o suporte físico e vital de todo sistema produtivo-, mas também a transformação e destruição de valores humanos, culturais e sociais. Esta crise do crescimento econômico leva a fundar um desenvolvimento alternativo sobre outros valores éticos, outros princípios de produção e outros sentidos societários, sem os quais a vida humana não será sustentável. A racionalidade ambiental se funda numa nova ética que se manifesta em comportamentos humanos em harmonia com a natureza; em princípios de uma vida democrática e em valores culturais que dão sentido á existência humana.
A ética ambiental propõe um sistema de valores associado a uma racionalidade produtiva alternativa, a novos potenciais de desenvolvimento e a uma diversidade de estilos culturais de vida.
Os valores ambientais surgem contra a cultura do poder fundado na razão tecnológica e na racionalidade econômica.
A Ética ambiental reinvindica os valores do humanismo: a integralidade humana, o sentido da vida, a solidariedade social, o reecantamento da vida e a erotização do mundo.
Os problemas ambientais tomaram uma primeira importância desde que foram difundidos ao mundo por ocasião da conferência das
Nações unidas sobre o meio ambiente Humano, celebrada em Estocolmo em 1972.
A carta dos direitos humanos incorporou o direito a um ambiente sadio e produtivo, inclusive os novos