Educação positivista
Maturidade do espírito humano (Auguste Comte – 1798-1857);
A Ciência e educação, Saber é poder (Experimentação e mensuração); A luta contra o tradicionalismo; Escola tecnicista.
O que é positivismo? Positivismo é um conceito utópico que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX. O positivismo se baseia em fatos reais e na experiência, não admitindo dúvida. O iniciador da corrente positivista foi August Comte.
Sua concepção é de que a humanidade passa por diversos estágios até alcançar o estado positivo, que se caracteriza pela maturidade do espírito humano.
“Todos os bons espíritos repetem, desde Bacon, que somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados” (August Comte)
Para Comte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799). Comte propõe à existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica (embora incorporando-as em uma filosofia da história). Assim, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical. Comte analisa os fenômenos humanos como fatos. Tanto na natureza quanto nas ciências humanas afastando o preconceito Para Comte as leis da Educação passam por três etapas: Infância: Educação informal, (livre de uma realidade imaginária) Adolescência: Fases de estudo sistemático da ciência- Idade Madura Crítico: A educação não seria tão positiva, pois as crianças não imaginariam forças divinas para explicar o mundo e nem os jovens se mostram muito