educação nutricional
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Conselheiro ou educador nutricional
É a descrição do profissional de saúde, envolvido na educação ou aconselhamento de informações relacionados à nutrição e/ou aspectos que levam à aderência de um novo comportamento alimentar. É apenas o facilitador das mudanças de comportamento. Ele dá apoio emocional, auxilia na identificação de problemas nutricionais e de estilo de vida, sugere comportamentos a serem modificados e facilita a compreensão e o controle do cliente.
A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo ao bem-estar geral do indivíduo.
2
A educação ou aconselhamento nutricional: é o processo pelo qual os clientes são efetivamente auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida. O resultado desse processo é a mudança de comportamento e não somente a melhora do conhecimento sobre nutrição.
• A mudança desejada de um comportamento deve ser específica às necessidades e à situação de cada indivíduo.
• O paciente deve reconhecer que existe o problema e que existe de fato o desejo de mudá-lo.
• Sem esse desejo interno de cada indivíduo, todo o trabalho de educação é inútil.
As necessidades psicológicas exercem mais influência nos hábitos alimentares do que a lógica.
• Fornecer informações, prover materiais educativos e citar estatísticas e pesquisas científicas não conduz necessariamente a mudanças de comportamento.
• O principal é aprender a atender o cliente e seus problemas, a ponto de conhecer os obstáculos que ele enfrenta quando tenta alcançar seus objetivos no plano alimentar.
O educador nutricional deve dar poder ao cliente:
• A interação, o respeito mútuo, dividido entre o cliente e o conselheiro, é tão terapêutica quanto às informações impressas no papel. • É aumentar a capacidade de definir, analisar e agir sobre seus