Educação nutricional
Atitudes sustentáveis para se ter no dia-a-dia
1. Faça o cardápio da semana. Planejar o cardápio da semana, definindo como serão as refeições diárias, permite planejar as compras semanais e evitar desperdícios. O maior desperdício doméstico verifica-se em frutas, legumes e verduras, ou seja, nos produtos típicos das compras semanais.
2. Não se preocupe com a aparência dos alimentos. Nas compras a granel (alimentos não embalados), não se deixe impressionar pelo aspecto “limpeza” de legumes e especialmente batatas. Saiba que a limpeza dos alimentos reduz seu tempo de vida, assim como pode contaminá-los com produtos tóxicos. Qualquer legume ou batata com um pouco de terra dura mais e pode ser facilmente lavado em casa.
3. Cuidado ao manipular os alimentos. Na hora de comprar frutas, verduras e legumes, escolha com os olhos. Somente depois de decidir o que vai levar pegue o alimento. Assim, o produto será preservado por mais tempo.
4. Aproveite as partes boas de verduras e legumes. Se depois de alguns dias notar que abobrinha, chuchu, mandioquinha e outros legumes apresentam partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e faça uma seleta de legumes para acompanhar assados em geral.
5. Opte apenas pelo essencial. Compre somente o necessário para sua alimentação. Comprar em quantidade exagerada acaba gerando uma sobra que vai para o lixo. Se você economizar uma batata, uma cenoura, duas favas de vagem e um ovo por dia, ao final de uma semana terá ingredientes suficientes para a salada de maionese do fim de semana.
6. Não jogue fora as sobras. Aprenda a reciclar as sobras de alimentos: do feijão, faça sopa. Com arroz, purê de batatas, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos. Frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geleias e recheios para bolo.
7. Sirva no prato somente o que vai comer. Ponha no prato apenas a