educação nos 800 de manacorda
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
Prof.ª SANDRA LIMA
Bárbara Machado
Denise Motta
A EDUCAÇÃO NOS OITOCENTOS
UBERLÂNDIA
2015
A educação nos Oitocentos.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um breve relato sobre a Educação no século XIX. Algumas ideias e práticas desenvolvidas na época.
A Educação é um tema considerado essencial, se quisermos entender mais detalhadamente o processo de desenvolvimento histórico da sociedade e da cultura humana. O Oitocentos enfrentará a difícil tarefa da sistematização teórica, e em parte, da transferência para a prática das instâncias ideais. No Oitocentos a pedagogia se torna social. Ao lado da burguesia surge uma força antagônica, que a própria burguesia suscita e sem a qual não pode subsistir: é o moderno proletariado industrial. Tudo isso tem para a cultura e a instrução pelo menos a mesma importância que, no inicio da Idade Moderna, teve a substituição pela burguesia do clero e da nobreza da idade feudal. Podemos concluir, portanto, que no século XIX, foram lançadas as bases da educação moderna, delineando-se novas abordagens e métodos pedagógicos, e também se produzindo novas reflexões sobre os rumos da educação. História da pedagogia e História da educação: da antiguidade aos nossos dias são duas obras.
E esta foi realizada com base nas interpretações de Francisco Cambi e Mario Manacorda.
2. A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XIX
O século XIX é o século da pedagogia. Momento emblemático da luta de classes (entre burguesia e proletariado), que envolveu sociedade, cultura, economia e política. Esta situação acarretou uma radicalização das idéias pedagógicas e educativas, consolidando-as como ferramentas de controle social e do “projeto político e da própria gestão do poder (social e político)” (CAMBI, 1999, p. 407).
Com a revolução industrial e o