Educação no Antigo Egito
SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS DE TANGARA DA SERRA.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
_______________________________________________________________________
Missão da UNEMAT: “Garantir a produção e a difusão do conhecimento através do ensino, · pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento sustentável”.
RESUMO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
3º SEMESTRE
TANGARÁ DA SERRA - MT,
JUNHO DE 2011.
“ EDUCAÇÃO NO ANTIGO EGITO “
A sociedade egípcia é considerada uma das mais ricas em termos de concepções educacionais. Os próprios gregos – educadores dos romanos – reconhecem o "pioneirismo" desta civilização.
Platão , expressa imensa admiração pelo saber do povo egípcio referindo-se ao deus Thort ( deus egípcio ) :
"o inventor dos números, do cálculo, da geometria e da astronomia, sem falar do jogo do tabuleiro e dos dados e, enfim, das letras do alfabeto" ( Pedro, 274 c; Filebo, 18 b-d ) – ( Manacorda, p.10 )
No Egito os saberes que se desenvolveram foram a geometria, a astronomia e a matemática. Estas ciências eram úteis para as atividades necessárias ao povo que encontrava-se próximo a um grande rio e dotada de avançada agricultura. Nota-se também que no Egito já existia a hierarquização do trabalho e para isso, eram necessárias as escolas "intelectuais" onde eram desenvolvidos os estudos de matemática de geometria e astronomia, as escolas "práticas" para a formação de artesãos e treinamento de guerreiros, e as escolas de ciências esotéricas e sagradas para a formação de sacerdotes. Estas escolas eram utilizadas pelas classes dominantes para fortalece-las assegurando-as o poder. O Antigo Império ( 3200 – 2200 a .C ) Um breve relato histórico
A partir do IV milênio a. C formaram-se no Egito os nomos, ( clãs reunidos em torno de um sacerdote ), e da unificação destes nomos surgiram dois reinos