O significado social do dinheiro
ZELIZER, Viviana A. O significado social do dinheiro. In MARQUES, Rafael, PEIXOTO, João (Organizadores). A Nova Sociologia Econômica – Uma Antologia. Celta Editora, Oeiras/2003.
Neste artigo a autora se propõe a analisar primeiramente a interpretação tradicional do dinheiro enquanto “dinheiro de mercado”, em seguida analisa o modelo alternativo de “dinheiro especiais”, que incorpora o significado social e simbólico do dinheiro, e ainda apresenta um estudo de caso histórico acerca do dinheiro doméstico como um exemplo de um tipo de dinheiro especial.
A autora argumenta que a perspectiva utilitarista do dinheiro é um colete de forças teórico e empírico, que o dinheiro doméstico – que inclui o dinheiro da mulher, o dinheiro do marido e o dinheiro dos filhos – constitui uma categoria específica de dinheiro no mundo moderno. Os seus significados, usos, localizações e mesmo quantidades são parcialmente determinados por considerações de eficiência econômica, mas o dinheiro doméstico está também ligado às variadas concepções culturais de dinheiro e de vida familiar, bem como as relações de poder, idade e gênero.
Considerando que o dinheiro doméstico transcende as diferenças entre classes sociais, a autora procura mostrar neste artigo como as classes marcam profundamente não apenas a sua quantidade mas também a sua qualidade (p. 126-127).
A discussão central do texto está no significado variável do dinheiro das mulheres casadas entre as décadas de 1870 e de 1930, onde a autora procura mostrar a forma como este dinheiro dado pelo marido ou ganho na lida da casa ou no mercado de trabalho, foi identificado como uma forma diferente de moeda relativamente ao dólar normal. Diferente no sentido de que era obtido de forma específica, utilizado para propósito definidos e tinha inclusivamente um vocabulário particular: mesada, pé-de-meia, “dinheiro para os alfinetes”, “dinheiro para os ovos”, “dinheiro para a manteiga”, dinheiro de bolso, prenda,