HISTORIA GERAL
Qual foi a influência da cultura grega sobre a educação? (mais de 1 página)
R: A cultura grega é o resultado de um longo processo, cujo marco inicial é muito antigo e ainda, impossível de identificar com exatidão científica. Provavelmente, os primeiros habitantes foram os pelasgos ou pelágios. De 2000 a.C a 1200 a.C: longo período de invasões, de origem indo-européia, provenientes da região da Ásia Central, começaram a chegar em pequenos grupos, subjugando lentamente os pelasgos.
UNIDADE:1 QUESTÃO:2
O que caracteriza e diferencia a concepção de educação em Atenas e em Esparta?
R: Em Atenas, sem negligenciar o corpo, dava-se ênfase à educação do espírito. A formação do jovem não se esgotava com a freqüência aos ginásios, mas evoluía em escolas de gramática e de música; entretanto, a educação física era vigiada de perto pelo Estado, ao passo que a formação intelectual era particular. Em Esparta, o espírito é sacrificado ao corpo; privilegia-se a força física, busca-se a formação de atletas e de soldados. Nos ginásios, os moços exercitam-se quotidianamente no salto, na corrida, em lutas corporais, no arremesso de lanças e dardos. A formação intelectual do espartano é pouca.
UNIDADE:1 QUESTÃO:3
Qual a contribuição trazida pelo cristianismo à educação Romana?
R: A educação romana tinha como objetivo formar cidadãos para atuar ativamente na vida pública; daí a importância da eloqüência. O exercício da cidadania se dava por meio da ocupação de cargos públicos e o objetivo deles era formar os jovens para serem fortes na guerra. O comportamento do cidadão no Império Romano era marcado por questões éticas, sob a influência da corrente filosófica Estóica.
UNIDADE:1 QUESTÃO:4
Com base no estudo do texto, qual a origem e o conceito de educação.
R: É na Grécia que começa a "História da Educação" com sentido na nossa realidade educativa atual. De fato, são os Gregos quem, pela primeira vez, coloca a educação como problema. Já na literatura