Educação no Paraná
Na metade do século XIX, as intituições começaram a ser reconfiguradas compondo-se da creche e o jardim de infância, ao lado da escola primaria, do ensino profissional, da educação especial e outros que tinham como referencia os modelos europeus e norte- americanos.
As primeiras iniciativas dos Jardins- de- Infância publicos no Paraná:
Foi inaugurado no ínicio do século XX os primeiros grupos escolares no Paraná.
Em 1906 foi inaugurado o primeiro jardim de infância público do Paraná anexo ao Ginásio Paranaense em Curitiba, com 60 crianças matriculados na direção da professora Maria Francisca de Miranda. O jardim de infância teve boa aceitação pela sociedade Paranaense, as autoridades de inspenção escolar já avaliava outros estabelecimentos do mesmo gênero que deveriam ser providenciados para atender uma demanda mais pobre da população.
No relatório enviado ao Diretor Geral da instrução pública o inspetor solicitava mais jardins de infância que fossem destinados aos filhos dos ''rústicos'' e ''operários'', com finalidade civilizadora dos mesmos, para reparar os defeitos trazidos de casa.
Devido á essa preocupação em 1909, iniciou a construção do segundo jardim de inafância paranaense construído junto ao Grupo escolar ''Xavier da Silva'', em Curitiba, e em 1910 foi nomeada a equipe para assumir o recem instalado jardim de infância.
Os jardins de infância ao surgiram em texto legal em 1907 como um nivel de ensino próprio. De modo diferente foi contemplada esta escola infantil em legislação de 1909, em que pertenciam os jardins - de - infância ao ensino primario, como a primeira etapa do ensino primario, seguido do curso