EDUCAÇÃO NO BRASIL DESDE O PERÍODO COLONIAL ATÉ A REPÚBLICA
Disciplina: História e Filosofia da Educação
EDUCAÇÃO NO BRASIL DESDE O PERÍODO COLONIAL ATÉ A REPÚBLICA
Aluna:
São Luís
Junho – 2011
Processo tardio da evolução da educação. Desde o inicio da vida é necessário que haja uma comunicação entre os indivíduos, o que não foi diferente com a colonização. Ela se tratava da dominação de um determinado povo sobre o outro, no caso, os portugueses com os nativos encontrados no Brasil.
A interação entre as pessoas é feita através de códigos linguísticos que são enviados através de mensagens pelos seus remetentes atingindo seus destinatários que os decodificam para que assim se possa saber o que há na mensagem e haver a comunicação entre ambas às partes. Os portugueses ao chegar a território brasileiro, tentaram uma comunicação com os nativos aqui encontrados que não foi bem sucedida, as línguas de ambos os povos eram diferentes.
Diante da incompatibilidade das línguas, viu-se necessário que esses nativos fossem alfabetizados, e os responsáveis por tal feito foram os integrantes da Companhia de Jesus que estavam mais interessados em catequizar todos aqueles índios, os convertendo ao catolicismo. Para tanto seria necessário que eles entendessem a língua portuguesa, pois necessitava ler a Bíblia, ler e interpretar os sermões escritos pelos padres da época.
Após o período em que os jesuítas eram encarregados de exercer a alfabetização dos índios, houve a instauração do ensino laico e público. O ensino laico trata-se de educação elementar que se caracteriza por ser um ensino desvinculado da educação religiosa.
Inicia-se o período imperialista e a educação passa ser controlada pelo estado, dando direito às crianças do ensino primário a ter apenas noções de leitura, cálculo, escrita e catecismo. Durante todo o Período Imperial vigorou a Constituição de 1823 que dizia no artigo 179 : "(...)é garantida pela Constituição Imperial, entre