Brasil colonia e ensino superior
Silva Bezerra A. Souza Oliveira N. E. Silva Souza J. Saraiva Azevedo M. C. R. Sena Carvalho S.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo trazer uma retrospectiva do ensino superior do Brasil no período colonial, dando ênfase a sua relação com desenvolvimento sócio- histórico brasileiro, em que, a história foi marcada pelo elitismo e pela exclusão. O ensino superior no Brasil colonial foi tardio e só veio ter êxito a partir de 1808 com a chegada da coroa portuguesa para o Brasil. Com o caráter não universitário mais sim, técnico e profissionalizante em que atendia o interesse único e exclusivo da elite. No entanto o governo federal mantinha seu poder de determinação sobre os cursos superiores que componham a universidade que eram mais uma federação de escolas do que universidades.
Palavras Chave: Historia - Ensino superior - Elitismo - Universidade.
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se ao período colonial fazendo uma análise das ações desenvolvidas no campo educacional do ensino superior. Tratamos de política do Brasil, impérios voltados para esse campo, destacando as continuidades e as mudanças ocorridas no período anterior. Analisando as experiências e projetos desenvolvidos na primeira república, colocando em destaque a superficialidade das mudanças ocorridas nesse contexto. Tratamos também das ações ambíguas do novo estado que tange políticas de educação superior.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho foi focada em uma pesquisa sobre Brasil Colônia e Ensino Superior que tem como objetivo mostrar as fases pela qual o Brasil passou durante o período colonial e porque o ensino superior aconteceu de forma tardia. O tipo de pesquisa que será utilizado para a elaboração do artigo será através de pesquisas descritiva e qualitativa.