Educação: Necessidade de mudança
Profa. Cleussi Schneider
O compromisso do educador é muito importante, pois ele é co-responsável pelas transformações que emergem da sociedade, de uma realidade social. Ele está diretamente comprometido com pessoas, que lhe são confiadas a fim de desenvolverem suas capacidades, habilidades e a tornarem-se conscientes, críticos e criativos. Levá-los à ação e à reflexão para que não se sintam alienados e atrofiados a medida que o tempo passa e o mundo se modifica pela sua natural evolução, com condições objetivas para o exercício de sua cidadania, que ele possa encontrar seu espaço no mundo.
Mas o exercício da educação está sendo implicado pela necessidade constante de mudanças, mudanças estas que para serem plenas caminham paulatinamente e necessitam muita lutam para que não ocorram somente nas escolas, mas em todo o sistema educacional.
A estrutura social se modifica de acordo com a evolução dos nossos tempos, e a educação que está inserida nesta estrutura também deve ser passível de mudanças.
Hoje ainda apenas a minoria consegue a oportunidade da educação formal, pois a maioria é carente de recursos e por questões sócio-econômicas são impossibilitados de frequentar a escola, na maioria das vezes não estão preocupados em conscientização, reflexão, criticismo... estão mais interessados na merenda que para muitos é a primeira e a última refeição do dia. Que saúde física e intelectual têm estas crianças para estudar?
Por mais boa de vontade do professor a que resultado leva esta pseudoaprendizagem? E como conseqüência das condições de vida, evadem da escola para trabalhar, ajudar em casa... ou simplesmente não se acharem capacitados para o estudo, fruto de múltiplas reprovações ou por seus desejos se conflitarem com as necessidades de seu meio.
E como se sente o educador, peça indispensável em todo o processo do ensino-aprendizagem? Para que toda essa mudança aconteça deve-se também favorecer
condições