Documentário Sicko
O filme SICKO SOS SAÚDE mostra o funcionamento do sistema de saúde dos Estados Unidos, comparando-o com o sistema dos diferentes países, avaliando seus pontos positivos e negativos. O estado norte americano não possui um sistema de saúde gratuito e universal, visto que é baseado nos planos de saúde privados. Esse sistema nos mostra a valorização do neoliberalismo e capitalismo, visando sempre o lucro. Através desse filme, podemos fazer um paralelo com o sistema brasileiro, o SUS, que, apesar de suas falhas, garante o acesso universal e gratuito a toda a população.
A primeira comparação feita no filme é com o sistema de saúde canadense. No Canadá, a saúde é financiada pelo Governo, que recebe da população através de impostos. Os serviços de saúde são acessíveis à população. Diferente dos EUA, em que os planos privados podem até mesmo não aceitar clientes considerados grupos de risco.
Outros países a serem comparados são Inglaterra, França e Cuba. Na Inglaterra, o NHS ( National Health System) garante acesso público à saúde e gratuito, com políticas de incentivo aos médicos e hospitais bem preparados, que garantem um serviço de boa qualidade. Na França há médicos e hospitais tanto públicos quanto privados e a maioria dos custos é pago pelo governo. Cuba, país reconhecido pelo seu sistema de saúde baseado na medicina preventiva, também garante acesso universal à saúde, e grande parte do PIB é destinado a esse setor.
Por fim, podemos refletir sobre o SUS, sistema de saúde brasileiro que garante o acesso público, universal e integral aos cidadãos. Apesar de suas falhas, o SUS garante aos brasileiros o direito à saúde gratuita, sem distinção de raça ou classe social.