Documentario sicko
Karolyne Vieira da S. Souza
RESUMO
DOCUMENTÁRIO SICKO
Governador Mangabeira BA – 2013
Faculdade Maria Milza
Trabalho solicitado pelo docente Victor das Neves, regente da disciplina de Administração Financeira e Orçamentaria, produzida pela discente: Karolyne Vieira, do 4 semestre de Administração.
Governador Mangabeira BA – 2013
SICKO
SICKO SOS Saúde é um documentário produzido por Michael Moore e relata drama vivido pela grande parte da população dos Estados Unidos que não possui um plano de saúde. Apesar de haver hospitais públicos, o controle maior parte dos serviços de saúde fica nas mãos das “Indústrias de Saúde”, empresas que oferecem planos de saúde e farmacêuticas. Estas empresas deveriam oferecer cobertura sobre exames, tratamentos médicos, cirurgias, medicamentos, porém o que se relata são clientes insatisfeitos e pior doentes.
Depois de vários relatos de pacientes que ajudaram no atentado de 11 de setembro Michael Moore decide leva- lós para Cuba onde existem os melhores médicos e lá eles recebem os cuidados e medicamento necessários, além dos preços serem bem mais em conta. Mas uma pergunta que não sai da nossa mente depois de assistir o documentário será que o Brasil esta longe desta triste realidade? Do contrario dos Estados Unidos no nosso país existe o SUS (sistema único de saúde) que oferece desde consultas medicas, cirurgias, exames, tratamentos e medicamentos comuns ate os mais complexos tudo coberto pelo plano.
O SUS deveria funcionar exatamente como nos países mostrados pelo SICKO, exemplos de França, Itália, Cuba entre outros apresentados, mas não é bem assim que funciona, o sistema e lento, longas filas de espera, as datas mais próximas pra uma consulta e com dois as seis meses e às vezes pode ate demorar um ano pra ser realizada a consulta, não tem espaço nos leitos e muitos acabam morrendo nos corredores, apesar do