Educação Ludica
Idade: 4 a 5 anos
Professor Regente:
1- TEMA
RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DA ÉPOCA DA VOVÓ
2- PROBLEMATIZAÇÃO
Por que muitos pais e professores acreditam que as brincadeiras de antigamente não eram tão prazerosas e educativas quanto às de hoje?
3- OBJETIVOS
GERAL: Demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
ESPECÍFICOS:
- Comparar Culturas de antigamente e atualmente.
- Estabelecer relações e diferenças entre tais.
- Resgatar historicamente o legado dos avós em nossas vidas.
- Valorizar o trabalho em grupo.
- Desenvolver atitudes de respeito para com os colegas.
- Valorizar e respeitar as diferenças culturais
4- JUSTIFICATIVA
Em uma sociedade cada vez mais industrializada, os jogos de computadores e brinquedos eletrônicos passaram a ser mais constante na vida das crianças, o que torna o brincar mais individualizado.
O Brincar possibilita o resgate de valores sociais essenciais, é uma forma de comunicação entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do patrimônio lúdico-cultural em diferentes contextos.
Por meio das brincadeiras podemos compreender a cultura de um povo, e é brincando que a criança começa a ter contato com o mundo a sua volta. Ainda hoje nos lembramos das brincadeiras que fizeram parte da nossa infância, pois, por meio destas brincadeiras, aprendemos a dividir, cooperar, ganhar ou perder.
Valorizar a história e a cultura das brincadeiras das gerações anteriores pode vir a ser uma forma de apresentar as crianças de hoje um conhecimento que lhe proporcionará o desenvolvimento físico, social e corporal, promovendo assim uma reflexão sobre o papel do idoso e o que ele pode contribuir para as novas gerações.
Assim, os idosos são hoje portadores de uma grande sabedoria que muitas vezes não é valorizada pelas crianças, as quais preferem assistir desenho animado ou