educação ludica
FAC 4- Campinas
Nicholas Rinaldi ra 3773770102
Ele descreve uma educação racional no contexto onde os indivíduos são preparados para exercer suas funções dentro da sociedade.
A educação forma o individuo ele tem sua visão de que a educação tem uma função de ação social, é dividida em três caminhos: Despertar o carisma é o caminho direcionado àqueles indivíduos que são considerados únicos, poderão se tornar líderes através do desenvolvimento do pensamento, pedagogia do cultivo forma culturalmente o indivíduo para que possa exercer sua função dentro da estrutura em que ele está inserido. E a pedagogia do treinamento prepara um especialista para cumprir determinada função dentro da estrutura hierarquizada e burocrática da sociedade capitalista.
Possuía um conceito amplo de educação, o que engloba a educação religiosa, familiar, carismática, filosófica, política e especializada. Ele reconheceu que a escola poderia transformar conhecimento em poder. Segundo Weber a sociedade é o fruto das ações racionais dos indivíduos, isso faz com que o indivíduo seja um ser autônomo, livre para escolher. Esta é uma contribuição para implementação de uma escola ideal. O papel do educador e da escola é ajudar o aluno na sua capacidade de reflexão como ser humano. Possibilitando assim, a criação de mecanismos de mudança dentro da sociedade.
Me limitou em um contexto de que tenho que seguir conceitos dentro de uma sociedade o sujeito tem que se encaixar, rotula e padroniza os aluno sua teoria não tem caráter racional e dá privilégios a só alguns setores da sociedade e não a toda parcela da população.
Tanto que todas as professoras que tive priorizavam a objetividade e não a racionalidade o que certo modo me tirou o prazer do raciocínio e buscando outro caminhos.