Educação Interdisciplinar
Educação e Interdisciplinaridade: um convite ao diálogo.
Dia 24.04.2013 – Tema: “Educação integral em comunidades de aprendizagem”
Palestrante: Prof. José Pacheco
Foi falado sobre um novo jeito de ensinar, não de ficar preso a conceitos antigos e sim, criar, fazer com que os alunos questionem e pesquisem para chegar as respostas, não só enfiar matérias em suas cabeças para que decorem e cheguem na prova e coloquem no papel aquilo que decoraram e não o que aprenderam.
O Prof. Pacheco falou sobre a Escola da Ponte e o Projeto Âncora, esse último fica em Cotia - SP, eu achei genial, mas enquanto as pessoas que cuidam da Educação mantiverem-se em conceitos arcaicos, esse tipo de ensino nunca será aderido no Brasil, porque passa por várias instâncias até a aprovação desse tipo de escola, e como foi comentado, não há interesse do Governo porque sendo instituição sem fins lucrativos, não visa lucro para que se possa fazer licitações fraudulentas de merenda escolar, uniforme, transporte escolar, etc., e com isso a aprovação fica parada no MEC., escola autônoma é mais barata!
A escola melhor será a escola que der aos seus alunos condições para se se tornem pessoas de sucesso e felizes. Nessa Escola da Ponte, nenhum professor queria ir, a maioria dos professores paravam em hospitais devido a agressões sofridas por alunos, e lá na Escola da Ponte achariam que seria pior, porque só ia alunos terríveis, malcriados, violentos, etc., mas a violência que se exerce vem de fora da escola ( abusos sexuais, agressões físicas ), esse tipo de aluno se tratado com a prática dos Projetos Políticos Pedagógigos ( PPP ), será um aluno melhor. Os professores devem ser intensos, ele deve transmitir aquilo que ele é ( caridoso, amoroso, solidário ), é nesse tipo de exemplo que a criança deve se inspirar. Falou também sobre a inclusão, que serve somente para enfeitar teses de Doutorado, que o professor é insubstituível, só que tem que pensar que os alunos