Educação física interdisciplinar
CURSO DE LICENCIATURA PLENA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA INTERDISCIPLINAR:
Valores que facilitam a aprendizagem e a inclusão social.
José Gomes de Lima Júnior
Camila Carvalho Irineu
Horizonte-CE
2010
Introdução:
É visível a situação de marginalização em que se encontra a educação física escolar, decorrente, por um lado, de um complexo histórico em que foi utilizada com finalidades diversas e, de outro, da má qualificação de seus profissionais. Entretanto, esta disciplina, quando presente no currículo, pode abordar aspectos fundamentais para o desenvolvimento do aluno.
O presente estudo aborda a junção da Educação Física e a Interdisciplinaridade para melhor idealização da educação atual. Manifesta que não é simples realizar pequenos projetos que aparentam ser interdisciplinar, é necessário ter consciência do que se faz, do que se diz e como faz. É necessário ter consciência dos resultados, respeitar as pessoas como são, ensinar aos alunos como se respeitar, responsabilidade e principalmente criatividade.
Interdisciplinaridade não é apenas a junção de disciplinas com a Educação Física, onde poderão aprender um pouco de uma e de outra, mas sim, transcrever o significado, a intenção e de quantas formas isso poderá ser feito e aprendido mostrando, assim, seus talentos e seus valores individuais, ensinando muito mais do que português, matemática, jogo, entre outros, mas sim o caráter, a persistência que cada um deve ter e como todos são importantes para uma socialização prazerosa, em que “a união faz a força” e cria saberes.
Educação Física: Afetividade e Sociedade.
Implantada por militares em diversos países, a Educação Física visava apenas o exercício, o treinamento físico-militar de onde eram suas necessidades; estes, não consideravam a disciplina viável a adequação à prática educacional, tornando-se uma ação disciplinar e que não muda de direcionamento diante do ambiente civil. A Educação Física