Educação infantil
Normal Técnico Educação Infantil
ASPECTOS BIOPSICOLOGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Professora: Luciana Barra
Nomes: Alessandra
Alessandro
Aline
Bruna
Dayanne
Gisele
Jânia
Letícia
Marcia
Vanessa
O que é emoção
Estudos etimológicos: emoção se origina de duas outras palavras do latim – ex movere – que significam em movimento, o que faz sentido se pensarmos que as emoções nos levam a praticar uma ação, movimento normalmente involuntariamente.
Com o auxilio dos desenvolvimentos tecnológicos, pesquisadores estão descobrindo que a emoção influi diretamente no nosso sistema imunológico, na nossa saúde – o mal do sec. XXI, o stress é de origem fundamentalmente emocional – é o resultado da incapacidade de lidar com as emoções; alias,esta capacidade, foi definida como uma das múltiplas inteligências do ser humano (inteligência emocional), pelo psicológico americano Howard Gardner (1999).
A teoria JAMES-LANGE (1880) – desenvolvida por Willian Cannon e Phillip Bard afirma que as alterações fisiológicas que levam a emoção ocorrem simultaneamente a percepção de estímulos do meio ambiente.
A teoria COGNITIVISTA (década de 1960) surgiu a partir das pesquisas sobre a inteligência e conhecimento (cognição) e postula que a emoção dependerá da percepção que o homem tem sobre determinada situação, isto é, dependerá de como entendemos, compreendemos determinada situação.
Freud (1910) – Um dos grandes pensadores do sec. XX – amplia o conceito de emoção para o de afeto e demonstra através da Psicanálise que o que registramos em nossa psique são as representações afetivas vinculadas às experiências emocionais.
Características de algumas emoções Medo – Provocado em crianças de alguns meses por ruídos fortes, estímulos dolorosos e falta de apoio. Lentamente, o medo vai sendo uma reação mais limitada a certas situações específicas e surgem reações de prudência, de cuidado e de aflição.
Cólera – A criança quando frustrada, tende a destruir os objetos