Educação infantil
Universidade de Brasília
Faculdade de Educação-FE
Projeto 4 - Fase 1
Qualidade da educação infantil: envolvimento e bem- estar
Hellen Maisa
SUMÁRIO
Apresentação
Referencial teórico
Primeiro momento das observações
Segundo momento das observações
Análise e discussão
Conclusão
1. Apresentação
Com base nos princípios de um modelo experiencial proposto por Leavers (2004) realizei meu Projeto 4 – Fase 1, observando o cotidiano escolar de uma turma de educação infantil, com o foco em três crianças e três atividades por eles realizadas – da mais para menos estruturada. Com o objetivo de analisar e mensurar o grau de envolvimento e bem estar das crianças nestas atividades. Aonde a mesma foi dividida em dois momentos, o primeiro descreve a rotina diária das crianças, remetendo um panorama geral das crianças. E o segundo momento relato atividades especificas e com o foco em algumas crianças especificas.
2. Campo da observação
A observação realizou-se na Escola Classe 15 do Gama-Df, situada na QD. 02 , S/Norte, com a turma de educação infantil do 1º período. O critério de escolha das três crianças selecionadas para observação mais intensiva foi: Duas crianças do mesmo sexo, que fossem um o oposto do outro, e outra criança do sexo oposto.
2.1. Caracterização da escola: A escola referida integra a rede pública do DF e situa-se na região administrativa do Gama, sob a coordenação da DRE- Gama - Diretoria Regional de Ensino. A escola atende crianças da pré- escola de 4 e 5 anos e do 1º ano ao 5º ano. Seu quadro profissional é composto por: psicopedagoga, professora da sala de recursos, professoras das salas de aula, orientador educacional, coordenadora, diretora, vice diretora, auxiliares de limpeza, de cozinha, e o porteiro. É uma