Educação infantil
TEMA: EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA:
É um tema que devemos estar sempre atualizados, e por esta razão escolhi este tema para buscar informações. Visto que tenho uma filha já casada, e ao investir em sua educação quando criança, pude ter êxito, chegando ela a uma formação acadêmica com sucesso.
Tenho a esperança e a expectativa de acompanhar no futuro o nascimento e crescimento de meu (s) neto (s), e contribuir com a educação do novo cidadão de pouca idade, para que obtenha conhecimento e se desenvolva com excelência.
A Educação Infantil é um tema que tem sido investigado com muita veemência pelos pedagogos e pesquisadores conceituados da nossa sociedade. Tendo em vista o compromisso do educador com o educando, havendo dentro destes segmentos algumas divergências movidas pela própria política.
Busca aprofundar nesta dimensão educativa, baseada no art. 205 da nossa Constituição República Federativa do Brasil. Sendo a educação, direito de todos e dever do Estado e da família. Asseguram o direito, uma forma de socialização de crianças (de zero á seis anos) á creches e pré escolas que são instituições, no qual o seu trabalho realizado, visa garantir a assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam benefícios sociais e culturais para crianças. Mas muitas não tem profissionais qualificados, tem apenas caráter assistencial ou sanitário que são importantes mas não substituem a dimensão educativa, social e cultural decisivas para favorecer o desenvolvimento das crianças e seu direito de cidadania.
São cidadãos de pouca idade, sujeitos sociais e históricos, criadores de cultura.
Entendemos que o processo educacional está ainda em desenvolvimento a fim de atender as necessidades básicas do Ensino Infantil.
Por outro lado, baseado na pesquisa da autora Sonia Kramer, vislumbramos a necessidade de reativar o processo educacional que favoreça a criança de zero á seis anos na socialização tendo já em vista