Educação infantil
Introdução
A educação no Brasil e sua estrutura é um tema muito amplo e discutido atualmente, vários assuntos que dizem respeito a esse tema são abordados tais como: melhores condições de trabalho e remuneração, investimentos nos cursos de licenciaturas para uma melhor formação de futuros professores etc.
Este trabalho põe em pauta a lei de diretrizes e bases da educação (LDB) em especifico o artigo 26º, inciso 3º, que aborda a educação física escolar sendo esta disciplina obrigatória no ensino básico e facultativo nos cursos noturnos valendo tanto na rede de ensino público quanto no privado.
Ao longo do trabalho iremos falar sobre os avanços conquistados pela educação física a partir das mudanças na LDB à prática escolar e sua importância no currículo básico de ensino.
A LDB de 1996 para a educação física foi um marco na sua história, visto que no artigo 26, parágrafo 3º coloca que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL,1996). Educação Física a partir desta nova lei estava integrada à proposta pedagógica da escola, se tornando um componente curricular, igual às outras disciplinas existentes.
A conquista do titulo de disciplina somou bastante na busca pela legitimação da educação física escolar, atualmente sendo direito de todos os indivíduos sem exceções, contudo a sociedade ainda se pergunta para que estudar educação física? No ensino médio, por exemplo, muitos alunos acham que é só uma atividade nos intervalos entre as outras disciplinas para distrair a mente com jogos e brincadeiras ou para formar equipes para disputar intercolegiais. No entanto sabemos da importância dos conteúdos ensinados por um professor da área na formação