Educação infantil
Educação infantil
Sapezal
2012-10-18
elisangela cavalcanti lagoa silva
educação infantil
Trabalho de Pedagogia, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de.Organização e didática na Educação Infantil; Ludicidade e educação; Fundamentos da alfabetização; Ensino da linguagem oral e escrita e Ensino ew alfabetização I..
Orientador: Prof.: -Rosely Montagnini;
- Marlizete Steinle Bonafini;
- Edilaine Vagula;
- Alexandre Vilas Boas;
- Raquel Franco.
Sapezal
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 3 CONCLUSÃO 7 4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos as mudanças contempladas na Educação Infantil, bem como a concepção de infância, segundo RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil).
DESENVOLVIMENTo
O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) apresenta a criança como sujeito histórico e social, com capacidades próprias e particulares de se relacionar com o mundo. A criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. (BRASIL. 1998 1v, p. 21-22). A concepção de cuidar é derivada da concepção de infância dita acima.
Para a efetivação do cuidado é preciso compromisso com o outro. Cuidar é compreender o processo de crescimento e desenvolvimento, respeitando a individualidade de cada criança.
Priorizando o que a criança sabe sobre o mundo,o que pensa e sente, atentando para suas necessidades.
O educar não se refere a ensinar a ler e escrever. Vai muito além, é ensinar a socializar-se com os demais, interagindo, respeitando e aceitando cada um com seu