Educação infantil
23/04/2012 (SEGUNDA-FEIRA) –OBSERVAÇÕES:
1) As atividades propostas estavam devidamente registradas na ficha de planejamento semanal, que estavam fixadas em local determinado dentro das salas.
2) Foi possível notar que as educadoras oferecem momentos, supervisionados, para a aquisição de autonomia pelas crianças nos mais variados momentos do dia, bem como ofertando materiais confeccionados por elas. As crianças são incentivadas a trocarem-se, servirem-se/comerem, higienizarem-se e organizarem seus pertences sozinhas. São ofertados materiais para que as crianças sejam instigadas a testarem suas potencialidades corporais e assim desenvolverem-se (varal de instrumentos musicais, móbiles coloridos e na altura dos pequeninos, pneus encapados com tiras grossas de TNT onde os bebês podem ficar sentados ou simplesmente explorá-lo), alguns potes de jogos e brinquedos (cantos fixos) estão em prateleiras na altura das crianças.
3) Este ano não fiz o cronograma de utilização dos espaços exteriores como no anterior, pois notei que ao utilizarem-se destes espaços as educadoras usam de bom senso e não o dividem com grupos de crianças com faixas etárias muito distintas.
4) Percebi que são oferecidas às crianças oportunidade para expressarem-se nas mais variadas linguagens. Nos cantos do brincar, nas brincadeiras com movimento, na devolutiva dos livros levados para casa. Apesar de já ter feito orientação percebo que algumas educadoras têm dificuldades em trabalharem em painéis coletivos, ofertando esporadicamente às crianças folhas avulsas de papel, para registro de alguma atividade.Também noto e acho falho o uso de instrumentos musicais, que existem na unidade, em atividades dirigidas de música; o que é muito usado é o rádio para tocar CDs.
5) Em minha presença não existe falta de respeito para com as crianças, o uso do “pensamento” só é utilizado quando uma criança é agressiva com outra ou falta com o respeito aos colegas