Educação infantil
PEDAGOGIA
GEANE ROCHA AGRIZZI
EDUCAÇÃO INFANTIL
Teixeira de Freitas
2012
GEANE ROCHA AGRIZZI
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho interdisciplinar apresentado a o Curso de
Pedagogia
da UNOPAR - Universidade Norte do
Paraná, como parte avaliativa do 4º semestre.
Orientadores: Profª. Rosely Montagnini – Educação da
Criança de 0 à 5 anos, Profª. Marlizete Steinle Bonafini –
Ludicidade e Educação, Profª. Edilaine Vagula –
Organização e Didática na Educação Infantil , Profª.
Alexandre Vilas Bôas – Ensino da Linguagem Oral e
Escrita, Profª. Raquel Franco – Ensino e Alfabetização l.
Teixeira de Freitas
2012
APRESENTAÇÃO
Este trabalho foi
desenvolvido para que possamos conhecer os
espaços educativos das instituições de ensino preparadas para crianças de 0 à 6 anos, explorando o seu cotidiano e o planejamento das várias formas de se trabalhar para que as metodologias implantadas atinja seus objetivos, no entanto, ressaltar a importância dos cuidados e a valorização da infância para que o e ducar seje o resultado atingido e o aprendizado alcançado. considerando as diferenças e necessidades, toda criança precisa de atenção e cuidados especiais.
EDUCAÇÃO INFANTIL
A partir da Constituição Federal de 1988, a educação tornou-se prioridade, passando a ser dever do Estado e um direito da criança, havendo portanto um avanço significativo no nível cultural e intelectual do país, devido as transformações e daptações ocorrido nas escolas ao longo dos tempos.
As escolas maternais e jadins de infância, vem apresentando uma política inovadora e um trabalho de excelência, na educação e no aprendizado da criança, aumentando o interesse das famílias pela educação de seus filhos. Essas instituições visa atender crianças de 0 à 6 anos, facilitando o ingresso da mulher ao mercado de trabalho proporcionando segurança e melh ores condições para seus filhos, no entanto, cuidando da higiene pessoal, do