Educação Infantil
[...] projeto significa atirar longe, arremessar,planejar,isto é,pensar e/ou fazer uma ação direcionada para o futuro. É um plano de trabalho, ordenado e particularizado para seguir uma idéia ou um propósito, mesmo que vagos. (pág.31)
[...] um projeto pode ser esboçado por meios de diferentes representações, como cálculo, desenhos, textos,esquemas, e esboços que definam o percurso a ser utilizado para a execução de uma idéia. (pág.31)
Um projeto é uma abertura para possibilidades amplas de encaminhamento e de resolução, envolvendo uma vasta gama de variáveis, de percursos imprevisíveis, imaginativos, criativos, ativos e inteligentes, acompanhados de uma grande flexibilidade de organização. (pág.31)
Machado (1999) afirma que projetar é um dos traços mais característicos da espécie humana [...](pág.31)
[...]o projeto contém, desde o princípio, os elementos necessários para encaminhar o processo de solução das questões. (pág.33)
[...]os projetos evocam a idéia de um percurso dinâmico, sensível aos ritmos comunicativos, e contêm dentro de si o sentido e o tempo de pergunta, da pesquisa, da criança[...](pág.33) [...] “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato” (pág.33)
Projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula
Para haver aprendizagem, é preciso organizar um currículo que seja significativo para as crianças e também para os professores [...](pág.35)
Portanto, o professor precisa aprofundar-se no conhecimento da sua matéria, precisa saber a história do seu campo de conhecimento, seus questionamentos atuais [...] (pág.36)
[...] Alguns meses do ano, as crianças ficam continuamente expostas aquilo que poderíamos chamar da indústria das festas. Elas tornam objetos de práticas pedagógicas sem o menor significado