educação infantil
Justificativa:
Numerosos estudos têm apontado que ao compartilhar a leitura de um livro com uma criança, não apenas se cria uma atividade prazerosa, mas também se organiza um importante momento de aprendizagem.
A leitura de história em voz alta para crianças pequenas, nas quais elas podem escutar, olhar, perguntar e interagir, tem particular importância para o desenvolvimento do vocabulário, para a compreensão de conceitos, para o conhecimento da linguagem escrita dos livros e pode vir a ser, também, uma ponte entre a linguagem oral e a linguagem escrita, e assim, atuar no futuro como motivação para a criança em seu processo para aprender a ler e a escrever.
A função social da escola e a ação direta do professor é relevante no sentido de garantir às crianças meios propícios para a apropriação das habilidades de leitura/escrita, práticas sociais indispensáveis de uma aprendizagem significativa e necessária para se viver em um mundo complexo e letrado.
Certos de que são muitos os fatores e colaboradores que contribuem para o sucesso ou fracasso da habilidade de ler e escrever, queremos nos “eximir” como exclusivos atores deste processo, considerando pais e responsáveis como protagonistas dessa formação leitora, ajudando e incentivando os pequenos nas práticas de leitura.
Pressupomos que as crianças de hoje sentem-se cada vez mais desestimuladas a ler, devido à falta de hábito e de oportunidade, oriundo ao meio cultural a qual pertence, pela falta de tempo dos pais ou responsáveis, pelos meios de comunicação em massa que valorizam principalmente a imagem, prejudicando o desempenho e a criatividade da criança neste aspecto – o gosto pela leitura.
Tendo em vista a fundamental importância da escola e em especial o papel do professor no desenvolvimento das crianças, abrimos a possibilidade de trabalharmos com uma aliança entre família X escola, de modo a concretizar o plano de trabalho contido no presente projeto, “Biblioteca