educação infantil
A brincadeira como experiência de cultura
Disciplina
Fundamentos e Práticas na Educação Infantil
OBJETIVO
Reconhecer o papel da brincadeira como elemento cultural evidenciando a importância do professor na organização da brincadeira para o aprendizado da criança.
VÍDEO:
A importância do brincar http://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8
TEXTO:
A brincadeira como experiência de cultura ( Angela Meyer Borba)
REFÊRENCIA
BORBA, A.M. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO P. Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas SP: Editores Autores e Associados, 2009.
SUGESTÃO DE LEITURA COMPLEMENTAR
Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação/ Maria Carmen Silveira Barbosa
http://www.scielo.br/pdf/es/v18n59/18n59a10.pdf
Professora
Thuinie Medeiros Vilela Daros
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
1) Analise as imagens e com base no texto responda:
Imagem 1 Imagem 2
O entendimento que o adulto tem das crianças é manifestado também no seu jeito de lidar, organizar, propor, respeitar e valorizar as brincadeiras. Sobre a compreensão do adulto em relação às brincadeiras, de acordo com estudos atuais sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
( ) [A] Nas duas imagens, os adultos interferem adequadamente nas situações de brincadeiras das crianças, pois, ao negar a boneca e mostrar a necessidade de meninas brincarem com brinquedos de meninos, nega-se os estereótipos e, ao oferecer brinquedos de verdade ao menino, atende-se à necessidade do contato com objetos que são a própria expressão da realidade, evitando os perigos de se criar um mundo imaginário à parte.
( ) [B] Na imagem 1, o menino é, provavelmente, proveniente de classes populares, por isso não usa brinquedos de verdade, sendo papel da escola, por meio do adulto, introduzi-lo em seu mundo, propiciando-lhe igualdade de acesso, pois, na sociedade atual,