Educação Infantil
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DISLÉXICAS
Boituva
2014
Título: Alfabetização de crianças disléxicas
Apresentação:
O interesse por esse assunto surgiu a partir de experiências vividas em sala de aula através de estágios onde um aluno apresentava dificuldade de decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas e exercer tarefas relacionadas a coordenação motora, pois a pouca informação sobre o assunto dificulta a percepção dos educadores, onde a falta de conhecimento acaba nomeando um aluno que tem necessidade de uma metodologia diferenciada.
Objeto e problema da pesquisa:
Levando em consideração a falta de informação sobre Dislexia, muitos professores tendem a discriminar o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem. Normalmente, associam a dislexia à má alfabetização, desatenção, condição sócio econômica, desmotivação e ou baixa inteligência. Baseado nesses aspectos, qual a melhor forma de identificar a Dislexia e buscar melhor atuação do professor para atender a criança que apresenta distúrbio de aprendizagem.
Justificativa:
A dislexia por ser um distúrbio é uma das dificuldades que vem preocupando muito os professores em sala de aula, as famílias e também o próprio aluno em si.
É importante compreender que a dislexia não se dá de uma má alfabetização ou mesmo por culpa da criança. Infelizmente professores e pais, ainda não têm uma discrição mais específica sobre esse distúrbio e suas causas. Com isso muitas crianças sofrem diversos tipos de preconceitos por conta de sua dificuldade em aprender.
A escolha por esse tema se deu então pela necessidade entender as causas, as características e como trabalhar a questão em cima disso, procurando soluções e formas pedagógicas eficientes que possam ajudar as crianças a superar esse distúrbio.
Hipótese: O planejamento do professor pode auxiliar na aprendizagem do