Educação infantil
A Educação Infantil é extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida interferem no seu sucesso escolar e seu desenvolvimento.
A educação pode ser definida, em termos gerais, como algo que sistematicamente promove aprendizagem e o desenvolvimento. Desse modo, a educação é um processo que se estende pela vida toda, não começa nem termina com a vida escolar. Por essa razão, é realizada por muitas pessoas, não só por professores.
A escola deve incluir a todos, reconhecer a diversidade, não ter preconceitos contra as diferenças, deve atender as necessidades de cada um.
A problematização deste trabalho é a importância e a necessidade da família e a escola estarem sempre com um olhar mais atento com as crianças, em relação ao seu desenvolvimento, as suas necessidades, desde muito cedo para que sejam feitas as intervenções necessárias da melhor forma possível, visando sempre o bem-estar da criança.
A escolha do trabalho deve-se ao aluno K. por seu comportamento e atitudes diferenciadas, que o destacou entre os demais alunos, e a preocupação dos educadores em encontrar junto à família, possíveis soluções para melhor atender este aluno, envolvendo profissionais da saúde para diagnosticá-lo, pois em seu prontuário não há laudo médico, portanto a problemática se torna preocupante pelo fato da família não interagir com a escola, capítulo primeiro, item três.
Para a elaboração deste trabalho, capítulo segundo, foram realizadas conversas com os profissionais da educação que cuidaram dele em anos anteriores e com familiares para saber com exatidão os avanços do mesmo, e qual foi o caminho percorrido, para ajudá-lo da melhor forma possível, em seu desenvolvimento.
Foram feitas pesquisas de autores como Vygotsky, Piaget, Freire, Alicia Fernandez, entre outros.
A paixão pela profissão e em especial, a paixão pelos alunos que necessitam tanto de atenção e