educação infantil
Na construção de um projeto para a educação infantil, os conteúdos não podem ser esquecidos, contudo esta fase deve ser respeitada e valorizada pela pré-escola. As atividades lúdicas e orientadas não podem ser abandonadas, pois enquanto as crianças brincam; elas aprendem, criam e recriam novas emoções, expressam seus pensamentos, anseios e necessidades. A partir destas observações que surgem a necessidade de se trabalhar com projetos pedagógicos.
O projeto é uma atividade intencional, pois o envolvimento dos alunos é crucial para a evolução dos trabalhos, partindo desse pressuposto a responsabilidade e a autonomia das crianças são muito importantes, e as mesmas são co-responsáveis pela escolha do tema e do resultado final.
A realização do projeto pedagógico passa por várias fases, como a escolha do tema, formulação do objetivo, da problematização, o planejamento, a execução, a avaliação e a divulgação dos trabalhos de acordo com essas características, o projeto constitui um importante instrumento educativo. Com situações diversificadas, o educando decide, opina, debate e constrói sua autonomia partindo da sua participação.
A metodologia para se trabalhar a pedagogia de projetos educacional tem por objetivo a investigação - ação e a construção do conhecimento que se preocupa com a melhoria e a transformação da prática escolar e social. estas práticas são previamente definidas na coletividade entre alunos e professores.
É na escola que o ser humano adquire com mais eficácia e facilidade o conhecimento, para conseguir formar-se um cidadão autônomo, critico e participativo na sociedade, pois isto só é possível com uma educação infantil onde a criança seja despertada a desenvolver estas habilidades de socialização, através da participação ativa, como um ser em desenvolvimento, é nesta fase que a criança aprende a aprender e a gostar de estar no ambiente escolar.
No Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 4º,